logo-fullbody.png

Code&Play Blog

O futuro das carreiras e a necessidade de aprender programação

O futuro das carreiras e a necessidade de aprender programação

Com o desenvolvimento tecnológico exponencial que vivemos, há uma grande demanda por profissionais da área de TI, como programadores, que possam preencher os espaços sendo criados por meio de novas tecnologias. A crescente automatização de processos tem substituído alguns empregos por novas vagas recém criadas, de maneira que diversos profissionais precisarão aprender novas habilidades para se integrar ao mercado.

É necessário destacar que o desenvolvimento tecnológico não se restringe a quem se dedica a carreiras ligadas à computação, e há uma necessidade cada vez maior de profissionais que saibam mexer com programação de computadores em todas as áreas.

Para ilustrar, temos alguns exemplos:

Arquitetura

A arquitetura está mais digital a cada dia, o que permite que arquitetos projetem e construam modelos por meio de softwares. Para isso, é essencial conseguir mexer com os códigos utilizados para manusear os softwares. Por meio deles, é possível visualizar diferentes posições para determinados objetos, experimentar cores e designs diferenciados, além de compilar e alterar dados presentes em um projeto, por exemplo.

Economia, negócios, finanças e estatística

Alguém que trabalha com esses assuntos precisa de bastante apoio em termos de dados e como analisá-los. Para realizar análises financeiras ou de dados de maneira geral, muitas vezes nos deparamos com um volume grande de informações, o que pode dificultar a compreensão geral do cenário. Por sorte, existem ferramentas e linguagens que facilitam esses processos, e a programação em linguagens como R e Python tem se popularizado nessas áreas em virtude do quanto elas podem facilitar a vida de quem trabalha com isso.

Saúde

Uma das aplicações possíveis e mais importantes da tecnologia é na área da saúde. Impressoras 3D, por exemplo, têm sido utilizadas para fabricar exoesqueletos, próteses e até mesmo remédios. Mas além das inovações na área de pesquisa e desenvolvimento, há também aplicações práticas da tecnologia no dia a dia de profissionais de saúde por meio da digitalização de processos, sistemas de gestão médica, agendamento de consultas e prontuários eletrônicos. Imagina o quanto entender de programação pode ajudar!


Em meio a tudo isso, os cursos online são uma maneira excelente de se preparar para lidar com um ambiente de trabalho que exige profissionais que consigam lidar com toda essa tecnologia. A Code&Play pode te ajudar com isso!