logo-fullbody.png

Code&Play Blog

O que é programação e onde utilizamos?

O que é programação e onde utilizamos?

Temos certeza que você já ouviu essa palavra e logo imaginou que o tema tivesse relação com tecnologia e computação. Da mesma forma que se interessou pelo assunto, acreditou que fosse algo extremamente complexo e técnico sendo um campo explorado apenas por especialistas.

Vamos às boas notícias!

Realmente a programação está ligada a tecnologia e a computação e não é matéria que está fora do alcance de qualquer um que queira entender mais sobre. A programação é parte do nosso cotidiano e somos rodeados por ela até mesmo sem nos darmos conta. Nesse texto, falaremos sobre conceitos básicos da programação e onde ela se encaixa no nosso dia-a-dia. Você irá se surpreender !!!

Para explicarmos de forma simples o que seria a programação, podemos compará-la a uma receita de bolo que possui ingredientes corretos a serem misturados na ordem definida para que possamos alcançar um objetivo. A programação se baseia em comandos dados a um sistema para que ele traga ao usuário os resultados esperados. As linguagens utilizada para que a máquina entenda o que queremos dela são as linguagens de programação. Esse diálogo com o robô precisa ser disposto de forma lógica porque ele não possui raciocínio, como nós humanos, e executará exatamente o que for ordenado para ele.

Acredito que após essa breve explicação, você deve ter se perguntado qual é a utilidade prática da programação e como ela afeta o nosso dia-a-dia. Talvez esse seja o questionamento mais fácil de ser respondido uma vez que tudo ao nosso redor possui a programação como base de criação. A seguir daremos alguns exemplos bem interessantes.

Conectar uma “Smart TV” ao “Wi-fi” da sua casa só é possível quando um programador cria códigos específicos para que um equipamento (televisão) possa se comunicar com um outro (roteador de internet).

O aplicativo que permite que encontremos um táxi próximo ao local que estamos só existe porque foram utilizados algoritmos para criar um programa que combina a nossa localização à localização do motorista prestador do serviço.

Mesmo os eletrodomésticos que possuem o módulo automático de preparação de alimentos, são desenvolvidos calculando a necessidade do usuário compatibilizadas às características do produto por meio da programação.

Cada clique que damos da tela do celular, no botão do controle remoto ou do carro que dirigimos possui código que envia um comando para a máquina e ela nos responde de forma imediata.

Em resumo, as facilidades que encontramos no mercado hoje só são possíveis porque a forma de utilizar a tecnologia tem sido cada dia mais aperfeiçoada pelos programadores. Mais do que proporcionar a usabilidade da tecnologia acessível a todos, a programação trata de uma alfabetização digital. Ela permite que várias habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, linguística, relação entre causa e consequência e idiomas sejam trabalhadas.

Atualmente essas habilidades têm sido consideradas essenciais não apenas no relacionamento humano - máquina, mas até mesmo nas relações interpessoais.

Quantas vezes nós nos colocamos em situações cotidianas que permitiram uma resolução muito mais eficiente e eficaz se tivéssemos utilizado esses instrumentos?

As novas gerações têm apresentado grande facilidade nessa área. O fato de desde cedo estarem em contato com a tecnologia e a criação de grandes “startups” de sucesso têm atraído o interesse dos jovens para a programação.

Por isso é muito produtivo que as escolas e pais invistam e alimentem o conhecimento dos estudantes, independentemente da idade escolar.  Quanto mais cedo a criança ou adolescente for colocado em contato com essas aptidões, sua visão é ampliada possibilitando localizar saídas lógicas, inclusive, em pequenas situações.

Cursos realizados em tempo real, com conteúdo interativo e dado por profissionais que são referência para crianças e adolescentes é a melhor maneira do estudante assimilar a maior quantidade de informações e ter sucesso naquilo que procura.

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo e em breve compartilharemos com vocês mais informações sobre o mundo da programação, robótica e tecnologia!!! Acesse o nosso site e conheça como nossos alunos aprendem programação com profissionais da área. Ah, e inscreva-se na nossa newsletter.

Por Fernanda Wakim