logo-fullbody.png

Code&Play Blog

Gamificação na Educação - um novo modelo de aprendizado

Gamificação na Educação - um novo modelo de aprendizado

Ter longas aulas expositivas, escrever nos cadernos ou realizar leituras e tarefas de capítulos dos livros didáticos são atividades recorrentes nas escolas. No entanto, esses métodos tradicionais da educação já não trazem grandes resultados para uma nova geração, cuja tecnologia e o conhecimento estão a um dedo de distância.

Os nativos digitais, como podem ser chamado, são ativos, antenados, mas também dispersos. Dividem sua atenção entre as diversas informações que estão à disposição. A forma como eles recebem e interpretam o que lhe são ensinados é completamente diferente das antigas gerações. Para captar a atenção deles e permitir um processo de aprendizado mais fluido é necessário que o sistema educacional se renove e inove.

Uma das formas que vêm sendo implementadas timidamente nas escolas é o uso dessas tecnologias e processos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos, como é o caso dos games.

Game e Aprendizado

Que criança ou adolescente nunca jogou LOL ou Minecraft? Esses jogos eletrônicos fazem parte do entretenimento de milhões de crianças no mundo, mas podem ir muito além. Os games podem proporcionar um ambiente de aprendizado ainda que o objetivo seja só a diversão.

Com o decorrer dos níveis, nós somos estimulados a desenvolver habilidades como a atenção, a persistência, o raciocínio lógico e estratégico e concentração. Nesse processo nós aprendemos não porque nos é ensinado, mas através da exposição e da prática.

Em resumo, os jogos chamam a atenção dos alunos, estimulam sua participação de forma autônoma e ainda auxiliam no desenvolvimento de diversas capacidades. Tudo isso é justamente o ponto central do ambiente escolar. Os games e a gamificação são recursos que estão sendo utilizados pelos professores e estão mudando a forma de adquirir conhecimento.

Game e Gamificação na Sala de Aula

Os games e a gamificação são recursos que estão invadindo as salas de aula, sendo utilizados pelos professores e estão mudando a forma de adquirir conhecimento. Eles podem usar jogos eletrônicos já existentes com objetivo educacional ou realizar a gamificação, ou seja, utilizar recursos e dinâmicas dos games, como os mecanismos de fases e conquistas de prêmios.

Com a crise de atenção, a proposta da gamificação é criar um método de aprendizado exploratório, dinâmico, versátil e interativo. Ele estimula o aspecto lúdico, a memorização, participação e autonomia do aluno. Nesse contexto, o professor é como um tutor, mas somos nós que buscamos ativamente o conhecimento.

 

Mais Benefícios

 Esses novos métodos permitem perceber a evolução dos estudantes e ainda compreender os seus pontos fortes e fracos. O processo de adquirir o conhecimento é facilitado, mais rápido e construído em grupo.

Com o uso da gamificação o processo de assimilação e aprendizado é muito mais fluido. Os alunos se tornam mais interessados e motivados, enquanto os professores desenvolvem novas técnicas de ensino com mais qualidade.

E aí? Gostou do uso de games e gamificação no ensino? Na Code&Play exploramos técnicas de gamificação e aprendizagem baseado em projetos. Quer adicionar essa metodologia no aprendizado de seu filho(a)? Então entra em contato com a gente!