logo-fullbody.png

Code&Play Blog

Programação: a maior habilidade do século 21

Programação: a maior habilidade do século 21

Você sabia que a programação é considerada a maior habilidade do século 21?

Eu gostaria de pedir um minuto de reflexão para que você pense o que seu filho produziu nos últimos dias. Brincou com amigos? Fez alguma atividade física? Aprendeu algo novo? (me refiro a algo novo que agregue algum valor em sua vida e em seu futuro profissional).

A evolução das crianças de hoje é diferente das crianças que fomos no passado. Atualmente o interesse delas são outros: um notebook, um tablet, o melhor smartphone, tudo que esteja relacionado a tecnologia. E você já pensou em aproveitar desses interesses para desenvolver em seu filho o conhecimento em programação?  

Sabemos que o cérebro de uma criança é como uma esponja, absorve rapidamente qualquer tipo de informação, só é preciso exercitá-lo. Quanto antes a criança tiver contato com o conteúdo que vai aprender melhor será para seu aprendizado e desenvolvimento.

E se lhe disser que seu filho pode aprender muitas coisas jogando? Não seria maravilhoso a ideia de que ele pode aprender e ao mesmo tempo se divertir? Isso é possível e o aprendizado que fica para o futuro dele é muito maior! Se nas escolas os professores ensinassem suas matérias utilizando jogos tecnológicos (ainda pouco comum, mas rapidamente expandindo), os alunos aprenderiam contentes e muito mais rápido.

Atualmente existe no mundo um grande esforço e investimento feito por governos na expansão do ensino da programação para crianças e adolescentes. No lado privado, um exemplo são os cursos online da Code&Play, que disponibiliza em seu site opções de cursos a serem escolhidos e realizados no conforto da sua casa ou da sua escola.

Ao realizar o curso, a criança perceberá que é capaz de criar seu próprio jogo, um robô ou até mesmo seu próprio aplicativo para usar com seus amigos. Este será um caminho sem volta, com inúmeros benefícios para o futuro dessa criança.

O principal objetivo dos cursos da Code&Play é fazer com que a criança aprenda como realmente a tecnologia funciona em seu interior. O conteúdo dos cursos são adaptados por idades para que a criança possa aprender da melhor forma possível.

Ao aprender a programar desde pequeno, de uma forma lúdica e entretida, a criança não sofrerá nenhum tipo de pressão por resultados ou notas - ao contrário, estará divertindo-se e aprendendo.

Por ser considerada uma nova habilidade para a economia do século 21, a criança que tem a oportunidade de aprender a programar através de um curso da Code&Play, também estará trabalhando o raciocínio lógico, sua criatividade, capacidade de resolução de problemas e até mesmo o trabalho em grupo.

Podemos enumerar muitos outros benefícios entre eles o de não desistir perante o primeiro obstáculo, e sim de persistir e insistir até conseguir resolver o problema que está diante de seus olhos - enfrentando todas os obstáculos até conseguir atingir o seu objetivo.

Aprender a programar não significa que seu filho terá que ter uma profissão relacionada com a tecnologia. Ter o aprendizado em programação ajudará seu filho a fortalecer suas habilidades para pensar, resolver problemas e estará preparado para fazer uso das demais tecnologias presentes em sua área profissional.

Dando a oportunidade de saber os conceitos básicos de programação, você já está preparando o seu filho para uma aprendizagem futura, onde o conhecimento de programar estará presente em toda sua vida.